sexta-feira, 9 de julho de 2010

INTERNET: Efeito Pós Guerra Fria


Quantas pessoas já chegaram a mim dizendo que a informática é um bicho de "sete cabeças", algo impossível de se aprender, não consegue se adaptar a essas modernidades tecnológicas, acham que no tempo da máquina de escrever era mais fácil etc. Sem falar que muitos se consideram "analfabeto digital", mesmo sendo doutores na medicina ou profissionais de qualquer área bem sucedidos na vida. Isso é apenas um detalhe... Porque na verdade essas pessoas estão colocando barreiras e colocando obstáculos desnecessários, ou seja, estão deixando de desfrutar as vantagens e facilidades trazidas pelo mundo virtual.

Na postagem de hoje vamos falar um pouco da história da Internet, nome este que já deixou até um clichê conhecido para todos: "A Internet é a rede mundial de computadores". E, é... Embora seja muito vaga essa definição. A melhor definição em forma sintetizada seria: A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados com um conjunto de protocolos (TCP/IP) e serviços, de forma que os usuários quando conectados possam usufruir de informações e comunicações de alcance mundial.

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo se o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear. Ou seja, os EUA inventou a internet durante a Guerra Fria, temendo um possível ataque da antiga União Soviética nas áreas de comunicação, naquele tempo, a única forma de comunicação imediata que existia era o telefone. Finalmente acabou a Guerra Fria, a União Soviética foi extinta e infelizmente milhares de pessoas morreram. A única coisa boa que restou foi a Internet, que só chegou com força no Brasil a partir dos anos 90, décadas depois. Recentemente acompanhamos a última eleição dos EUA, onde a campanha do atual presidente, Barack Obama, foi toda realizada via internet.

Talvez os inventores da Internet não tivessem previsto a dimensão que esse fator ia tomar. Tanto que, quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-lo sob a sua guarda. Com o surgimento da World Wide Web (WWW), esse meio foi enriquecido. Hoje podemos conversar em tempo real com qualquer pessoa que esteja conectado em qualquer lugar do mundo, podemos pagar nossas contas sem sair de casa, podemos fazer transações on line e sem falar que facilitou o mundo dos negócios. Por isso que ficou conhecido como a rede mundial de computadores. Misturando-se um pouco com o conceito de Globalização. Toda a sociedade tem que se adaptar a essa nova realidade ou ficaremos fora do mundo.

Para concluir, podemos dizer: A Internet assim como toda informática, é uma ciência como qualquer outra, tem que tomar conhecimento pelo menos do chamado "básico" e a familiarização com os seus inúmeros recursos virão com o tempo e de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Não adianta fugir, tem que "forçar" amizade com o computador e desfrutar das diversas informações que ele pode fornecer para o seu dia-a-dia. Pois, nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.



Espero que tenham gostado em saber um pouquinho da hisória da Internet.

Em breve: dicas de informática!

Até a próxima postagem!