sexta-feira, 16 de julho de 2010

SEGURANÇA NA INTERNET

Computadores domésticos são utilizados para realizar inúmeras tarefas, tais como: transações financeiras, sejam elas bancárias ou mesmo compra de produtos e serviços; comunicação, por exemplo, através de e-mails; armazenamento de dados, sejam eles pessoais ou comerciais, etc.
É importante que você se preocupe com a segurança de seu computador, pois você, provavelmente, não gostaria que:
-suas senhas e números de cartões de crédito fossem furtados;
-sua conta de acesso à Internet fosse utilizada por alguém não autorizado;
-seus dados pessoais, ou até mesmo comerciais, fossem alterados, destruídos ou visualizados por estranhos, etc.

Já ouvi a seguinte pergunta milhares de vezes: Por que alguém iria querer invadir meu computador?
A resposta para esta pergunta não é simples. Os motivos pelos quais alguém tentaria invadir seu computador são inúmeros. Alguns destes motivos podem ser:
-Utilizar seu computador em alguma atividade ilícita, para esconder sua real identidade e localização;
-Utilizar seu computador para lançar ataques contra outros computadores;
-Utilizar seu disco rígido como repositório de dados;
-Meramente destruir informações (vandalismo);
-Disseminar mensagens alarmantes e falsas;
-Ler e enviar e-mails em seu nome;
-Propagar vírus de computador;
-Furtar números de cartões de crédito e senhas bancárias;
-Furtar a senha da conta de seu provedor, para acessar a Internet se fazendo passar por você;
-Furtar dados do seu computador, como por exemplo informações do seu Imposto de Renda.

Neste exato momento, milhares de computadores podem estar sendo invadidos, por gente que sabe muito bem o que está fazendo, ou mesmo por pessoas mal intecionadas querendo apenas se divertir. Crackers, hackers, phreaks, lamers e toda uma fauna de criaturas perigosas estão mais ativos do que nunca.
A Internet não é segura. E, para variar, aqui no Brasil é até pior, porque não há legislação específica para punir os malfeitores digitais. O que se tenta fazer é enquadrar o bandido em outros delitos, como estelionato, falsidade ideológica ou crime contra a segurança nacional.
No entanto existem algumas precauções que se devidamente observadas podem diminuir bastante as chances de que o seu microcomputador seja invadido.Na verdade, tomando as precauções a seguir, você praticamente terá eliminado uma boa parte das chances de alguém conseguir acessar os seus dados privados.

Regras básicas, que muitos estão cansados de saber, mas nunca é demais repetir.
Sobre os softwares que devem ser instalados no seu micro:
- Mantenha seus programas atualizados.
- Instale um bom Antivírus e mantenha sempre atualizado.
- Alem do antivírus, instale uma ferramenta de proteção que elimine os programas chamados Spyware ou Malware. Mantenha o mesmo sempre atualizado também.
- Instale um Firewall ou Corta-fogos: desta forma poderá restringir acessos não autorizados via Internet como Vírus ou "hackers". Se alguém ou algum programa suspeito tentar se conectar ao seu computador, um firewall bem configurado entra em ação para bloquear tais tentativas, podendo barrar o acesso a backdoors, mesmo se já estiverem instalados em seu computador. Alguns programas de firewall permitem analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando cavalos de tróia e vírus de e-mail antes mesmo que os antivírus entrem em ação.

Quando navegar na Internet tome os seguintes cuidados:
- Não escolha senhas fáceis, como nomes, o seu login, datas de aniversário, etc;
- Escolha senhas complexas, de oito dígitos, alfanuméricas, que intercalam números e letras, como e6n0g5h7;
- Nunca revele as suas senhas a ninguém, e tome cuidados para que ela não seja perdida ou roubada;
- Troque suas senhas com freqüência, no mínimo a cada dois meses;
- Troque sua senha logo no início de sua assinatura;
- Não deixe sua senha gravada em seu computador;
- Crie o hábito de acompanhar sempre o seu extrato de acesso;
- Evite a todo custo receber e, principalmente, executar programas de origem desconhecida , duvidosa ou piratas, qualquer que seja o tipo: joguinhos, utilitários, "inocentes" e bonitinhos, screen-savers ou qualquer outro tipo. Use somente programas originais.Siga as indicações disponíveis nos principais portais de acesso à Internet ( Uol, Terra, Baixaaki, Superdowloads e outros).
- Não acredite em mensagens de email que supostamente venham de Bancos ou outras instituições ou lojas pedindo para que você forneça seus dados sob qualquer pretexto: atualização de cadastro, promoções, concursos ou outros. Confirme sempre com a instituição antes de qualquer providencia. Por exemplo, um órgão público jamais se comunicará via email!
- Jamais abra ou execute um arquivo recebido pela Internet ou por qualquer outro meio sem passá-lo antes pelo crivo de um programa anti-vírus atualizado;
- Ao fazer compras on-line, selecione com muito cuidado a quem você pretende fornecer o número do seu cartão de crédito.
- É a dica mais antiga , mas vale a pena ser repetida. Nunca, jamais, abra um arquivo executável que tenha sido enviado para você mesmo que você conheça a fonte. Confirme antes.
ESPERO TER AJUDADO. EM BREVE MAIS DICAS!
Aulas de Informática
Ligue: (61) 9138-5901