terça-feira, 19 de abril de 2011

Encontro entre Jesus e a Pecadora




Carissimos irmãos,
Há uns domingos atrás mandei celebrar uma missa para uma pessoa especial, colocando nossas vidas como a principal intenção. Infelizmente não deu certo... Tudo bem... Os clichês sempre falam: "Deus sabe o que faz!" Mas Para as pessoas que foram à missa, não sei se vcs repararam - o evangelho era bem grande - porém muito profundo e uma bela lição. Quem quiser ver por curiosidade fica em: João (Jo 4, 5-42 ).
O Evangelho da Missa do domingo (03/04) foi mais um belíssimo encontro de Jesus com o pecador (como nós), neste caso uma pecadora. Um encontro preparado pelo próprio Jesus. Percebemos que ele organizou esse encontro de uma forma surpreendente. Por “volta de meio dia”( Jo 4,6) diz o Envagelho, os discípulos tinham ido comprar mantimentos. Jesus fica sozinho e por conhecer o coração daquela mulher Ele sabe que nesse horário somente quem tem vergonha da sua vida, e no caso dessa mulher ela já estava no sexto relacionamento, ou seja, uma vida de pecado. A Samaritana escolhe a hora do almoço para ir ao poço de Jacó, por saber que estaria sozinha e ninguém a incomodaria ou olharia para ela com um olhar de julgamento. Mal sabia que sua vida estava presetes a mudar definitivamente. Lá no poço um homem cheio de amor e compaixão, o próprio Deus esperava por ela. Hoje o Senhor tambem preparou um encontro com você, comigo, seja na Eucaristia que vamos receber seja no irmão que vamos encontrar ou ainda na confissão estamos adiando para fazer (meu caso, tenho uma certa resistência, não em relação ao padre, e sim, em relação ao exame de consciência).
É um relato impressionante que mostra a dinâmica divina para nos conquistar para si. Primeiro o que me impressiona é perceber que Jesus enfrenta e vai contra todos os preconceitos humanos, todas as desculpas que nós hoje, muito provavelmente colocaríamos para ir de encontro ao próximo. A primeira delas Jesus como Deus pede água a sua criatura “dá-me de beber”( Jo 4,8), claro que a sede de Jesus era da conversão do coração daquela mulher, nos dias de hoje essa sede continua pelo nosso amor sem reservas a Ele. Outro fato é o horário, quem de nós sai pra evangelizar ao meio dia? Nos dias de hoje, com a correria do dia-a-dia, com tantas coisas para fazermos e nos preocuparmos, dificilmente alguem deixa de almoçar para ir ao encontro do outro, para falar de Deus. E no final desta passagem Jesus irá dizer aos seus amigos “o meu alimento é fazer a vontade do meu Pai” (Jo 4, 34).
Alem desses motivos humanos que poderiam impedir o Encontro de Jesus com a Samaritana, ainda podemos destacar outros motivos sociais, de crença, políticos e territoriais. Na ocasião Jesus se encontra sozinho com uma mulher, nos dias de hoje isso já daria o que falar, Jesus é Judeu a mulher é samaritana, ai que tudo se complica, a briga entre esses dois povos era antiga, cada um com sua crença e opiniões. Jesus vem para romper essa intriga (sem perceber o contexto do evangelho e analisando o meu lado pessoal/emocional, vi que era a minha intenção antes da missa - romper intriga), pois é o Senhor da Paz, é o Senhor do Perdão. Ensina que o mais importante é que “os verdadeiros adoradores devem adorar o Pai em Espírito e em Verdade”( Jo 4, 23), e faz questào de enfatizar que "esses são os adoradores que o Pai procura” (Jo 4, 23). E nós, ainda guardamos picuinhas ou colocamos desculpas para quê? Ou ainda, que tipo de adoradores somos nós? Adoramos o Jesus no Santíssimo Sacramento em Espírito e em Verdade ou somente da boca pra fora? Sem nenhuma piedade e fervor de Espírito?
Nesta semana que se inicia e aproveitando a quaresma aprendamos de Jesus a não escolhermos nem hora nem local para a evangelização. Que não tenhamos preconceitos nem divisões, não podemos nos dar o luxo de selecionar a quem devemos transmitir a palavra de Deus e o amor de Jesus. E que em nossa próxima visita ao Senhor, seja na próxima reunião de sexta, sexta em ensaio, seja em orações pessoais, possamos dizer ao Pai “o Senhor encontrou um adorador que tanto procura, que O adora em Espírito em Verdade”, Estou aqui Senhor para te servir! Darei o meu melhor para equipe de Animação e para o XIX EPJ e EJOCSTAR. O Senhor não precisa da gente para trabalhar, nós que precisamos trabalhar COM Ele. Foi preciso passar por algumas dificuldades, nem que seja no meio da quaresma, para eu me tocar e voltar a tentar ser cristão de verdade... Ainda estou cheio de fraquezas e falhas. Mas juntos, chegaremos lá!
Boa semana para todos, obrigado por lerem as minha divagações e desculpem se fiz vcs perderem tempo lendo isso!

Fiquem com Deus sempre!